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ESCRITO POR:

Leo Junkes

ESCRITO POR:

Leo Junkes

A importância de possuir um CRM, controlar seus LEADS e ter previsibilidade no crescimento do seu negócio com tráfego pago.

O CRM (Customer Relationship Management) é uma terminologia muito usada no mundo dos negócios. Entretanto, na maioria dos casos o termo é usado indicando apenas parte do que ele realmente significa.

 

Mas então, o que é o CRM de fato?

 

O CRM envolve estratégias, práticas e tecnologias que visam auxiliar na Gestão da Relação com o Cliente. Assim, ele vai descrever um processo definido e automatizado mostrando a forma como uma empresa se relaciona com seus clientes. 

 

Este trabalho é executado por meio de um software específico. Nesse sentido, o software vai ajudar a registrar e organizar um conjunto de informações importantes sobre o cliente e sobre seu histórico de compras. Dessa forma, o relacionamento entre empresa e cliente se torna mais fácil e eficiente, o que melhora o desempenho e os resultados da empresa.

 

Qual a importância do CRM para as empresas?

 

O principal fator a ser levado em conta é a fidelização de um cliente. Diante disso, é notável que o cliente precisa se sentir confortável ao lado da empresa. A implementação do CRM pode, muitas vezes, trazer mudanças significativas no processo comercial. A abordagem da empresa e seus costumes talvez precisem ser revistos e adaptados a fim de conquistar a fidelização do consumidor.

 

O cliente fidelizado é menos sensível ao preço, seu consumo é frequente e a chance de perdê-lo para a concorrência é menor. Só para exemplificar, no caso de um restaurante, é possível identificar quais as preferências de determinados clientes e oferecer a eles aquilo que mais os agrada. 

 

Na verdade, essa forma de fidelização funciona para qualquer negócio. O consumidor quer ter uma sensação agradável ao consumir seu produto. Então proporcione isso a ele. O CRM vai facilitar o seu caminho nesse processo, porque ele vai gerir cuidadosamente a informação detalhada de clientes individuais. Desse modo, quanto mais à vontade o consumidor se sentir em relação à sua empresa, maior a certeza de fidelização. 

 

Além disso, quanto mais forte e estável for o relacionamento entre o consumidor e a empresa, menores são os custos do seu negócio, sem contar que os seus resultados serão bem maiores.

 

Como o CRM pode ser aplicado?

 

O CRM pode ser aplicado de várias maneiras, dentre elas, podemos destacar as seguintes:

 

Para examinar a jornada de compra do cliente

 

Por meio dessa tática, você consegue saber detalhadamente em qual etapa da jornada de compra que o cliente está. Assim, fica mais fácil prestar um auxílio ao que ele precisar. 

 

Planejar bem o marketing

 

O CRM será fundamental também para o planejamento do marketing do seu negócio. Com os dados dos seus clientes, fica mais fácil criar uma estratégia voltada para as preferências deles. 

 

Para atender de forma específica

 

O CRM vai servir muito bem também para o atendimento personalizado. Quando você cria uma persona e identifica as dores dela, é muito mais simples trazer uma solução viável.

 

Quais são as ferramentas de CRM mais usadas?

 

HubSpot CRM

 

A HubSpot é uma das mais conhecidas plataformas voltadas ao Inbound Marketing. É excelente para a gestão de contatos e ainda vem com ferramentas gratuitas que facilitam o trabalho da equipe. Serve para o marketing, atendimento ao cliente, vendas e para direcionamento dos empresários. 

 

Ademais, ela ainda possibilita a gestão de um milhão de contatos de forma gratuita e sem limite de vencimento. Tem um painel de controle fácil de utilizar e é muito útil para quem quer alcançar grandes resultados em seus negócios.

 

RD Station

 

Esta é uma ferramenta brasileira, líder de mercado em CRM e automação de marketing. O software organiza um funil de vendas em tempo real. 

 

Outrossim, ela organiza melhor todo o seu processo comercial. A cada processo é definida uma meta e os resultados são acompanhados. Os funis se dedicam a agir de modo rápido e integrado. A RD Station também é gratuita e oferece a gestão ilimitada de contatos, sem prazo de vencimento.

 

MailChimp

 

Nada melhor do que o email marketing para atrair novos usuários até o site e divulgar todas as informações mais relevantes sobre a empresa. O MailChimp é uma ferramenta extremamente útil para o disparo de emails. Ele já vem com Templates prontos, o que ajuda a formular mensagens mais atrativas.

 

Além do mais, essa ferramenta admite o envio de até 12 mil mensagens por mês gratuitamente. Assim sendo, ela permite que as empresas testem o seu planejamento sem nenhum custo. 

 

Salesforce

 

A Salesforce é, sem dúvida, a mais famosa no mundo todo. Ela é uma ferramenta muito eficiente. O software emite alertas e automatiza tarefas. Dessa forma, sua utilidade facilita o trabalho de todas as equipes de uma empresa, como o departamento de vendas e de marketing, por exemplo.

 

Outros fatores atraentes são os gráficos que mostram o desempenho em tempo real, as notificações instantâneas a respeito dos melhores leads, plataforma personalizável conforme o processo de venda, área de trabalho com recomendações e orientações, dentre outros. 

 

Agendor

 

Esta plataforma foi planejada com o intuito de ajudar seu fundador a se organizar melhor e ter mais vendas. Atualmente, ela evoluiu bastante e atua aprimorando as vendas e ajudando os vendedores a atingirem os seus melhores resultados possíveis.

 

Essa ferramenta ainda notifica visitas e tarefas, tem o painel, em tempo real, contendo o funil e pipeline de vendas, há ainda o histórico de consumidores centralizado e relatórios detalhando todas as ações realizadas, além de muitos outros benefícios.

 

CRM no Pós-venda

 

O uso do CRM no pós-venda é o que permite maior duração do Customer Lifetime Value (CLV). O CLV é um ótimo indicador, que serve para acompanhar o quanto um cliente pode render para a empresa durante seu tempo de consumo ativo. Nesse sentido, quando se trata de vendas mais complexas, que geralmente são negociadas em grande volume, o acompanhamento pós-venda é uma tática poderosa a ser usada.

 

Além disso, o CRM permite que o pós-venda construa novas relações e sejam feitos novos negócios. Com isso, não haverá a necessidade de concentrar tantos esforços para a aquisição de novos clientes e sua fidelização. 

 

O CRM para o pós-venda vai armazenar todos os dados referentes às compras de cada consumidor, bem como todas as demais informações do produto, o que vai permitir um melhor gerenciamento do contrato estabelecido entre o cliente e o estabelecimento. Desse modo, é possível acionar o setor de atendimento e prestar o atendimento personalizado ao usuário. 

 

Qual deve ser a maior atenção na hora de organizar o CRM?

 

  • Gerenciar os leads

 

  • Acompanhar o engajamento

 

  • Estabelecer métricas para observar os frutos gerados pela implantação do CRM

 

  • Conservar os bons clientes

 

  • Interagir com seu público de forma personalizada



Sua missão aqui é definir ótimas estratégias de modo que o seu cliente fique satisfeito e você consiga atingir suas metas e obter excelentes resultados.



CONCLUSÃO

 

Hoje você aprendeu melhor sobre a importância do CRM para impulsionar de maneira mais fácil o crescimento do seu negócio com tráfego pago. 

 

Em síntese, o CRM é o processo de gestão detalhada de todas as informações sobre clientes individuais e suas interações com a empresa. O CRM visa maximizar a lealdade do consumidor ao seu negócio. 



Dessa forma, ao tomar conhecimento de todas as necessidades pessoais do usuário, bem como as características do seu relacionamento com o estabelecimento, torna-se mais fácil a criação de mecanismos para atendê-lo de maneira personalizada e eficiente. Assim, a satisfação dele aumenta e o relacionamento dele com o seu negócio fica cada dia mais forte.

 

Espero ter ajudado a clarear sua mente a respeito do quão imprescindível é o uso do CRM para o seu negócio.

Um grande abraço e até a próxima!