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ESCRITO POR:

Leo Junkes

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Leo Junkes

13 dicas para criar uma landing page de alta conversão e gerar mais resultados para seus clientes de tráfego local.

As landing pages são fundamentais para o processo de oferta e venda do produto/serviço. Conhecer todos os mecanismos necessários para fazer uma ótima LP é crucial para o sucesso do seu negócio.

 

Mas afinal, o que é uma landing page? 

 

Elas são também conhecidas como página de captura ou página de aterrissagem. Sua função é concentrar esforços em uma mensagem principal. Essa mensagem tem a finalidade de gerar conversão, oferecendo informações de modo objetivo. 

 

Pensando na importância das landing pages, eu trouxe 13 dicas para criar uma LP de alta conversão e gerar mais resultados, com foco em negócios locais.


  • Determinar qual o seu público-alvo

 

Um grande erro é criar uma LP para um público geral. Nem todos precisam daquele produto/serviço. Uma estratégia para advogados é diferente da adotada para médicos. Assim como haverá diferenças na abordagem dependendo da faixa etária do seu público.

 

Os elementos que compõem a LP devem estar de acordo com as necessidades do nicho o qual você está querendo se mostrar. Além disso, as características específicas do seu público-alvo devem SEMPRE ser levadas em conta. Como dizem as mães: “você não é todo mundo”. Elas estavam certas, as necessidades de fulano são diversas da de sicrano. 


  • Provas sociais 

 

Outra técnica imprescindível para gerar mais conversão é utilizar prova social. A prova social consiste em mostrar os resultados práticos do seu produto/serviço. 

 

Com o feedback de terceiros, o seu potencial cliente sente uma necessidade de pertencer ao grupo, de fazer parte da galera que obteve vantagens. 

 

Dessa forma, ao evidenciar a qualidade do que lhe é ofertado, seu público-alvo fica mais propenso a consumir seu produto/serviço. Além do mais, a credibilidade da empresa se torna muito maior quando aprovada socialmente. 


  • Headline persuasiva

 

O seu potencial cliente precisa ser conquistado à primeira vista. O título é o que vai chamar a atenção logo de cara. Em regra, é a primeira coisa a ser observada pelas pessoas quando elas entram em um site. 

 

Assim sendo, a sua headline deve causar impacto e gerar no leitor a curiosidade para continuar lendo o seu conteúdo. Ela deve ser clara e direta. O público precisa entender o valor do seu negócio já na primeira impressão. É muito importante utilizar técnicas de copywriting para atingir esse objetivo.

 

Outrossim, o subtítulo também precisa ser marcante. Ele precisa ter um gancho com o título e indicar tudo que o conteúdo a seguir vai apresentar de bom para o cliente.


  • Imagem atrativa

 

Outro elemento que deve ser muito bem selecionado é a imagem da sua LP. A sua marca precisa de uma identificação visual. Utilize imagens que chamem a atenção do leitor logo que ele olhar.

 

Ademais, evite ao máximo o uso de imagens genéricas. Tente criar uma identidade visual. Coloque uma imagem que faça as pessoas atrelarem aquilo à sua empresa. Se você não souber editar imagens atrativas, você pode experimentar ferramentas como o Canva, por exemplo. Com ele você consegue criar boas imagens e uma identidade visual do seu negócio. 


  • CTA

 

A sua chamada para ação (Call to Action) tem um objetivo fundamental para o seu marketing. Esse recurso vai servir para induzir o leitor a tomar a decisão de prosseguir. 

 

Nesse sentido, quando um indivíduo entra em sua página, lê as informações e se interessa pelo que foi ofertado, ele só precisa agora de um direcionamento a respeito do que deve fazer. Você precisa indicar onde ele deverá clicar, qual formulário preencher ou qualquer que seja a ação a ser tomada. Fazendo isto, você atinge seu objetivo de venda de forma mais rápida.


  • Formulário simplificado

 

Uma parte importante também para ter atenção é quanto à utilização de formulários. Por meio deles que os clientes vão criar um primeiro contato com a empresa, podendo gerar conversão. 

 

Contudo, é bacana lembrar que, o excesso de informações solicitadas gera desconforto no cliente e tende a diminuir a conversão. O ideal é pedir poucas informações, como nome e e-mail, por exemplo. No máximo pedir um número de whatsapp. 

 

Essas poucas informações já são o suficiente para criar conexão com o cliente. Você já consegue montar uma lista de leads e enviar emails para ele. Caso tenha o whatsapp, você ainda pode conseguir o disparo de mensagens.


  • Boa descrição do seu produto/serviço

 

Depois de chamar a atenção do visitante, você precisa agora apresentar seu produto/serviço. É nesse momento que você defende a importância disso para o cliente. 

 

Seja conciso. Faça sentenças e parágrafos curtos, que facilitem a leitura. O uso de técnicas de copywriting se torna fundamental aqui novamente. Você precisa persuadir o usuário a olhar para o que você oferece e sentir que aquilo foi feito para ele. 

 

Desse modo, é essencial abordar os benefícios do seu produto/serviço, dizendo quais problemas do usuário serão solucionados. Lembre-se: sua missão é fazer o público-alvo enxergar na sua oferta a cura de suas dores. Você trouxe a solução para eles, apresente-a claramente


  • Oferta irresistível

 

O poder da landing page reside justamente no fato de sua proposta ser irrecusável. O segredo é apresentar alternativas que impossibilitem a resposta negativa do usuário. Isso é o chamado gatilho da quebra de objeção

 

O público precisa se animar de tal forma, que ele sinta uma troca entre vocês. Sua oferta como a solução dos problemas dele e ele oferecendo os próprios dados para firmar uma relação recíproca. Sendo assim, quanto mais irresistível a oferta, maiores as chances de conversão.


  • Informações sobre o produtor

 

É importante dedicar uma sessão da sua LP para falar sobre o profissional responsável pelo produto/serviço. Neste caso, sua função seria escrever sobre si mesmo. Coloque suas realizações profissionais e se posicione como autoridade no assunto. 

 

Se posicionar como autoridade inclui contar sobre sua trajetória profissional, dizer quais foram seus aprendizados, sua evolução do início até o atual momento e o que o levou a querer ofertar tal produto/serviço ao seu público.


  • Testes na versão mobile

 

É imprescindível que sua LP ofereça uma boa experiência ao usuário. Porquanto, as páginas não otimizadas para a versão mobile tendem a ser desprezadas. Se sua LP for descartada logo de cara, o usuário não toma conhecimento da sua proposta, não se interessa por ela e, consequentemente, não gera conversão

 

Além do mais, a versão não otimizada aborrece o leitor. A página muitas vezes fica cortada e, caso ele esteja lendo pelo celular, vai precisar ficar virando a tela o tempo todo. Isso cansa o usuário. Em vez de criar uma conexão com sua marca, ele vai se afastar. Portanto, tenha como uma de suas prioridades a otimização da sua landing page para a versão mobile. 


  • Realizar testes regulares 

 

Os consumidores estão constantemente se adaptando às novas transformações que acontecem. Por esta razão, é necessário ficar sempre em alerta com relação ao desempenho da sua LP. Algo que funcionava ontem, amanhã pode já não ser mais tão eficiente assim. 

 

Para ser efetivo, você precisa testar o tempo todo. Se houver uma mudança aqui, faça um teste em cima disso. Se houver outra mudança ali, teste em cima daquilo também. Esses constantes testes vão dar sempre um norte de como proceder em seu negócio. Sua missão é gerar conversão. Desse modo, quanto mais assertivo você for em conhecer o posicionamento dos seus potenciais clientes, maior é a possibilidade de converter.


  • Sem distrações

 

Sua LP deve direcionar o usuário a uma ação específica. Dessa forma, a sua página deve estar livre de distrações. Você fez um grande esforço para construir sua LP, trabalhou bem vários pontos e agora ela está pronta e frente a frente com o leitor. Não permita que esse momento seja violado por alguma distração do site.

 

Na sua LP coloque apenas os elementos importantes para a experiência do usuário. Facilite o caminho do seu potencial cliente. Para garantir que haja uma forte conversão, envolva seu leitor apenas com o que realmente vai impactá-lo em relação à landing page. Fatores externos NÃO são bem-vindos.


  • Honestidade 

 

Por último, mas não menos importante, está a honestidade. Sim, você deve persuadir o cliente a adquirir seu produto/serviço. Entretanto, todos os elementos de persuasão devem se pautar na VERDADE. Exalte o que você tem a oferecer, mas nunca prometa algo que não possa ser cumprido. 

 

À princípio, parece besteira, você pode pensar que o segredo é simplesmente enaltecer sua empresa e atrair clientes. Porém, eu lhe digo, esse pensamento está errado. A longo prazo, a oferta mentirosa vai trazer uma chuva de problemas para você e para o seu negócio. 

 

Além disso, tem uma questão moral envolvida. Seu cliente precisa de clareza com relação ao que ele comprou. Pensa comigo, você não gostaria de comprar um produto com uma oferta enganosa, não é? Pois então, seu cliente também não. Seja assertivo e persuasivo, mas, principalmente, seja honesto sempre

 

CONCLUSÃO

 

Hoje você aprendeu 13 formas de impulsionar seus resultados em tráfego local por meio da sua landing page. Use e abuse das técnicas de copywriting, mas tenha cuidado para não exagerar e fazer uma promessa enganosa.

 

Se você seguir essas 13 dicas, o seu sucesso vai chegar bem mais rápido. Estude o comércio local e entenda as dores dos clientes. A landing page é um primeiro contato com eles. Uma vez convertida, as vendas vão disparar e você vai começar a colher os frutos do seu trabalho. Te desejo sucesso! Estarei sempre aqui para ajudar. Grande abraço!

 

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