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ESCRITO POR:

Leo Junkes

ESCRITO POR:

Leo Junkes

Aprenda Tráfego pago para Marketing Eleitoral e descubra como faturar R$36.000,00 em 42 dias.

Aviso: Texto longo

Tempo de leitura: 15min e 29seg

Nível: Intermediário/Avançado.

 

Opa, antes de falar O QUE e COMO fazer, gostaria de contextualizar rapidamente minha experiência com Marketing Político. 

 

Eu comecei no Marketing Digital em 2017 e no ano de 2018 eu tive a oportunidade de trabalhar em uma campanha eleitoral para deputado estadual. 

 

Era um projeto teste, o candidato foi criado há 3 meses antes das eleições com o objetivo de fazer barulho, coordenado por um vereador de Florianópolis.

Eu tive o privilégio de trabalhar com um dos maiores especialistas em marketing político do Brasil, que eu posso dizer com propriedade que foi um professor/mentor meu nesse nicho. 

 

Me disponibilizaram uma verba de R$50.000,00 em anúncios. (Na época era muito dinheiro). 


O candidato não foi eleito, mas recebeu votos em 170 cidades de Santa Catarina e saiu do absoluto zero para 3.057 votos. (Na chapa e partido ele precisava de 6.000 votos).

 

Como era um candidato desconhecido, utilizamos a estratégia de “BATER” nos políticos atuais. Nós batemos tanto, que o governador do Estado na época ligou pedindo para pegar leve.

Sim, fizemos muito barulho e montamos uma lista de 10.000 Leads no manychat.

 

Agora vamos ao CENÁRIO ELEITORAL.

 

O Marketing Digital e os anúncios foram popularizados em 2016, nas campanhas presidenciais dos Estados Unidos. 

 

Não vou entrar no mérito aqui, mas basta dar uma googlada e perceber como o digital impactou nos resultados, cuja vitória foi de Donald Trump.

 

Quem já ouviu falar do Escândalo da Cambridge Analytica? Recomendo o documentário da Netflix – Privacidade Hackeada

 

Em 2018, no Brasil, praticamente todos os candidatos a deputados e senadores, que foram eleitos, utilizaram os anúncios patrocinados para impactar cada vez mais pessoas. Foram utilizados cerca de R$77 milhões em impulsionamento de conteúdos políticos.

O impulsionamento político é uma realidade, assim como o marketing digital.

 

OPORTUNIDADE.

 

Com a popularização dos anúncios patrocinados para campanhas eleitorais, abriu-se um leque gigante para gestores de tráfego nesse nicho.

Agências publicitárias tradicionais e, principalmente os candidatos políticos, não entendem muito sobre como funcionam os anúncios, eles só sabem que precisam disso.

 

As campanhas eleitorais se tornaram uma oportunidade para o gestor se especializar. É um oceano azul de possibilidades.

Você vai receber pelo seu trabalho e, muito além disso, vai gerar muitas oportunidades e outros trabalhos após essas campanhas.

 

Um aluno meu tem um CASE DE CAMPANHAS POLÍTICAS.

 

Esse aluno perdeu um contrato de R$100.000,00 na campanha eleitoral de 2020. Todavia, à 3 dias de iniciar as campanhas eleitorais, prospectou e abordou novos candidatos.

Resultado: O prefeito da cidade, no início, estava com 5% de chances. Ou seja, uma probabilidade muito baixa. Entretanto, graças a um excelente trabalho do gestor de tráfego, no final ele foi eleito com 53% dos votos. 

 

O gestor responsável, terminou a campanha com R$36.000,00 recebidos para a agência dele.

 

O PROJETO ELEITORAL

 

Para trabalhar com campanhas eleitorais você tem que abrir mão de muitas coisas, principalmente nos 45 dias de campanha.

O que eu julgo como o elemento mais importante é o seu tempo. Não tem hora para nada. Se o candidato te ligar às 23 horas de um sábado, você tem que ceder, eles querem tudo para ontem.

 

Esse é o preço que se paga pela oportunidade e aprendizado. Contudo, eu te afirmo que vale muito a pena. 

 

COMO FUNCIONA

 

O projeto eleitoral é dividido em duas partes.

 

Pré campanha – Antes de iniciar a campanha em si.

Campanha – Durante os 45 dias de campanha eleitoral. 

 

CONTRATO

 

O contrato deve ser o mais transparente possível.
Deixe claro todas as suas atribuições e o que você vai executar.

Se for tráfego, deixe explícito que é tráfego.

Se você vender tráfego e estiver fazendo artes, tá errado.

Tráfego pago é uma coisa.

Gestão de conteúdo eleitoral é outra (Isso aqui DEMANDA MUITO).

 

O conteúdo para campanhas eleitorais, principalmente durante a campanha em si, é de 3 a 5 conteúdos postados por dia. Já imaginou a sofrência, né? Precisa ter muito braço para fazer isso.

Mas é aí que entra uma coisa fascinante: a maioria das agências que cuidam das campanhas dos candidatos, possuem excelentes designers e gestores de conteúdo.

 

Se você se responsabilizar pelo tráfego, vai se dar muito bem.

 

COMO AS PESSOAS VOTAM

 

Quase todo mundo vota em alguém porque fulano X pediu, não é mesmo?

Você se lembra da última pessoa que votou para deputado estadual? Ou para deputado federal? Eu aposto que a maioria não se lembra.

O brasileiro adora votar.

As pessoas geralmente votam, ou não, porque o candidato é bom ou ruim, simples assim.

Se uma pessoa falar que vota em fulano de tal pelas “IDEIAS”, ela faz parte do 1%, não da maioria.

 

A maioria vota porque o candidato é TRABALHADOR e por causa da IMAGEM que ele passa para o eleitor.

Isso vai ditar o sucesso das campanhas políticas que você vai impulsionar.

 

INDICADOR DE SUCESSO

 

Aqui entra um fator que gera grande engano: acreditar que o principal indicador das eleições é o ALCANCE. 

 

Não, não é!

O principal indicador de sucesso em campanhas eleitorais é a taxa de engajamento do perfil do candidato perante aos outros.

 

Você como gestor, precisa trabalhar para IMPACTAR COM FREQUÊNCIA ALTA as pessoas certas e que engajam com a página/perfil do candidato.

Vou dar um exemplo:

Nas campanhas eleitorais para governador de Santa Catarina em 2018, havia 3 opções. (A, B e C).

O candidato A era o mais certo que ia ganhar, já era o que todo mundo no meio político falava.

Mas então surgiu uma terceira opção, não política, e que NUNCA iria ganhar, segundo o senso comum.

O que aconteceu?

O candidato C ganhou.

Mas Leo, e a taxa de engajamento?

O candidato A, uma semana antes da votação, possuía uma taxa de engajamento de 30.000. Já o candidato QUE GANHOU possuía uma taxa de engajamento de 130.000.

 

Não precisa ir muito longe, basta ver os números da campanha presidencial. (Verifique a taxa de engajamento do atual presidente).

 

Para ver o engajamento da página: Página > Insights > Rolar até o final, adicionar as páginas em questão.

 

COMO FAZER TRÁFEGO PARA POLÍTICO.

 

O objetivo é sempre criar PÚBLICO de engajamento e impactar esse público dezenas de vezes.Você pode fazer isso por meio de:

 

  • Campanhas de visualização de vídeos.
  • Campanhas de engajamento.

 

Você pode testar MUITOS POSTS e conteúdos.

 

CONTEÚDOS SEGMENTADOS.

 

Quando um candidato viaja para uma determinada cidade na pré campanha, ele já produz conteúdo nesta cidade.

 

Exemplo: Fulano foi visitar a cidade de Taió, e ali ele estabeleceu conexões, formou as coligações, e etc. Durante sua estadia na cidade, ele já deve produzir vídeos e conteúdos no local para utilizar durante a campanha.

Quando for rodar os anúncios, a SEGMENTAÇÃO de Taió vai ficar muito mais personalizada. 

 

Segmentação por geolocalização + texto do anúncio criando conexão com a cidade, as pessoas criam conexão.

 

DETALHE

 

Durante a campanha eleitoral, impactar novos públicos é muito caro… o CPM vai aumentar para 30 … 60 … 100 reais.

Seu trabalho é impactar somente o público que engajou com o candidato.

 

CONFIGURAÇÃO E RÓTULOS

 

É certo que campanhas políticas possuem uma burocracia um pouco maior para veicular os anúncios, mas nada demais.

 

O Facebook tem um passo a passo completo de como configurar rótulos, como funcionam, responsabilidades, etc.

Basta uma leitura e pronto. A central de ajuda é o poder.

 

TRÁFEGO PAGO X ESTRATEGISTA POLÍTICO.

 

Vamos lá, esse post foi com o intuito de mostrar a oportunidade para vocês, gestores, diante das próximas eleições. Se vocês quiserem se tornar estrategistas políticos, o “buraco” é mais embaixo.

 

O ANTIGO MARKETING:

 

  • Rádio
  • Comício
  • Showmício
  • TV
  • Mídia Impressa
  • Outdoor
  • Filipetas
  • Cartazes
  • Santinhos
  • Boca de Urna
  • Carros de som

 

O NOVO MARKETING:

 

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Viral Marketing
  • Guerrilla PR
  • Email
  • SMS
  • Celular
  • Telefone
  • Guerrilla Marketing
  • Instagram
  • Twitter
  • SEO
  • Black hat
  • ChatBots
  • Memes

 

BÔNUS – PROSPECÇÃO.

Eu costumo fazer um desafio.

Pare para pensar em quantas pessoas você está à distância de quem você quer se conectar.

Exemplo:

 

Eu estou a 2 pessoas de distância do presidente da república.

 

Eu estou há 2 ou 3 pessoas de distância do Pedro Sobral. 

 

O QUE ISSO QUER DIZER?

 

Você precisa ter conexões, elas vão te fazer chegar frente a frente do potencial candidato para lhe oferecer o seu trabalho.

 

Não descarte a prospecção ativa, no portal do TSE você consegue ter a lista de todos os candidatos.

Mãos na massa.

 

Espero que ajude!

Leo Junckes.