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ESCRITO POR:

Leo Junkes

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Leo Junkes

21 DICAS DE MARKETING DIGITAL PARA AUMENTAR SUAS VENDAS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2022

Como se pode perceber, o marketing digital está muito em alta em 2022. Muitos métodos podem ser adotados para alcançar excelentes resultados.

 

Foi pensando nisso que eu trouxe algumas dicas para te ajudar a prosperar ainda esse ano. Desse modo, você se mantém atento às tendências atuais do marketing e consegue fazer um bom planejamento para o sucesso do seu negócio. 

 

Então vamos lá!

 

              1) Empresas gerando entretenimento no Instagram 

 

Já está muito evidente que o Instagram trabalha atualmente bem mais com vídeos do que com fotos. Dessa forma, é preciso adotar uma estratégia matadora para atrair um público maior.

 

As pessoas não querem interagir com as marcas, elas querem apenas se distrair um pouco, esquecer dos seus problemas por alguns minutos. Por isso, é essencial equilibrar suas postagens com os conteúdos divertidos e os de caráter técnico. 

 

Assim, você consegue despertar a empatia do público com o seu produto através da diversão e ainda promove a sua marca por meio de um conteúdo mais técnico.

 

              2) Inteligência Artificial dominando 

 

Em 2022 a inteligência artificial se consolidou como uma tendência que veio para ficar. Ela facilita o canal de comunicação com os clientes e usuários. O marketing digital precisa dessa aproximação mais pessoal com a sua audiência.

 

Ademais, essas ferramentas conseguem economizar o seu tempo, uma vez que se comunicam com grande parte do público com clareza. Tem-se, por exemplo, os bots, que hoje em dia geram uma conexão eficiente e bem mais ampla com os consumidores.

 

              3)Newsletters 

 

Nós vivemos em um período de fácil acesso à informação. Por esta razão, é preciso sempre analisar e filtrar bem as informações relevantes e úteis. 

 

As newsletters têm justamente esse papel, ajudar o público a reter aquilo que mais lhe interessa. Assim sendo, elas são um excelente caminho para empresas que queiram um melhor ajuste do seu conteúdo nas redes sociais.

 

              4) TikTok em seu auge

 

No Tik Tok, o próprio algoritmo do aplicativo facilita a produção de conteúdos mais extrovertidos. O seu crescimento deve ser ainda maior, já que ele foi abraçado pelo marketing digital e tem gerado um bom tráfego.

 

O melhor é que o custo é baixo, o que facilita a vida dos produtores de conteúdo. Baixe o Tik Tok e faça um mapeamento de tudo o que bomba nessa rede social. Depois você aplica à sua marca de forma semelhante.

 

              5) Vídeos curtos

 

Os vídeos curtos são muito eficientes. Há diversas formas de produzir, podendo ser por meio de uma parceria com influenciadores digitais, caso você não queira realizar seus próprios vídeos, ou colocar a mão na massa e fazer você mesmo. Faça sempre conteúdos interativos, para gerar conexão com o público.

 

A competição é gigante no meio digital, você precisa prender a atenção da sua audiência. Utilize o Tik Tok, o Reels do Instagram, e o Shorts do Youtube. As opções são diversas, apenas se jogue e tenha presença no digital.

 

              6) Conteúdo de áudio

 

Há hoje no Brasil um crescimento na produção dos podcasts. Depois do início da pandemia, esse modelo ganhou força por aqui. São milhões de ouvintes em diversas plataformas como Spotify, Google Podcast e Youtube. 

 

Se de um lado tem os que preferem vídeos curtos, do outro existem os que gostam de longos áudios. O marketing digital em 2022 tem nos podcasts uma grande base, seja para anunciar em podcasts já famosos ou para produzir seu próprio conteúdo.

 

              7)Desaceleração do ritmo dos conteúdos

 

Mesmo com a crescente preferência pelos vídeos curtos, existe um público que ama o conteúdo mais lento, também chamado de slow content. Todavia, isso não contradiz a opção de executar vídeos curtos. O lance é entender quem é o receptor da sua mensagem e adequar o conteúdo a ele.

 

Tenha como opção também um blog com conteúdo mais aprofundado, crie temas educativos. Construa audiências de todas as formas possíveis. Para o marketing de conteúdo, é fundamental ter leitores seduzidos pela sua marca.

 

              8) Google Web Stories

 

Outra ótima fonte de bons resultados é a utilização de Web Stories do Google. Adapte seus conteúdos para esse formato. Eles são um caminho maravilhoso para conseguir tráfego.

 

Não se esqueça de colocar CTAs nos Web Stories. Assim, sua audiência poderá mergulhar nos seus conteúdos, aprendendo sempre mais. Seja o mais conciso possível, pois os Web Stories são para rápido uso.

 

              9) Profissionais cada vez mais conectados

 

Com a informação a todo vapor, o profissional do marketing precisa urgentemente se conectar. Uma vez conectado, ele tem maior espaço para revelar os caminhos de suas redes sociais.

 

A tecnologia é um meio de grande ajuda, e aderir cada vez mais a ela é essencial para alcançar maiores resultados.

 

              10) Trabalho Remoto

 

A pandemia mostrou que o trabalho remoto é uma tendência que chegou para ficar. O home office é uma modalidade de trabalho fortíssima para 2022.

 

Não somente para esse ano, mas, como já dito, o home office tende a crescer ainda mais. Muitos estudos já indicaram que vários profissionais se tornaram mais produtivos trabalhando em casa. Com o marketing não foi diferente. Muitos profissionais aderiram a esse formato e agora têm preferência por ele.

 

              11) Maior uso de dados

 

O marketing digital em 2022 vai necessitar cada vez mais do uso de dados, já que eles são necessários para melhorar o entendimento e a criação de estratégias para engajamento.

 

A maioria dos profissionais do marketing digital já adotou o uso de dados para se organizar melhor. Não menospreze esses artifícios, pois eles trazem maior clareza a respeito do seu público e dos seus possíveis resultados. Trabalhe com os dados!

 

              12) Criatividade

 

Seja técnico, divertido e marcante, mas, principalmente, use e abuse da criatividade. O marketing para o próximo semestre precisa dela. Os algoritmos mudam constantemente à medida que novos recursos são adotados nas plataformas.

 

Assim sendo, desenvolver bem essa soft skill será um diferencial estratégico para captar mais clientes e prender a atenção do seu público.

 

              13) Interação 

 

Outro foco fundamental para o marketing é a interação. Conforme já falado anteriormente, você precisa conhecer bem seu público, seus gostos e preferências.

 

Fale a língua do público. Olhe para o seu conteúdo com o olhar do usuário. Tudo é desenvolvido para ele, por isso a importância de saber como e para quem desenvolver.

 

              14) Inbound Marketing

 

O Inbound Marketing ainda é importante no cenário digital. Para o próximo semestre, fique ligado, pois ele continuará em alta. Dessa forma, você consegue atrair e converter os leads de forma mais eficiente. 

 

Além disso, ao adotar essa tática você potencializa o seu alcance, já que o tráfego orgânico do seu site flui bem mais. Alcançando um maior público e sendo mais assertivo ao emitir informações, você fortalece sua imagem e suas relações, além de conquistar resultados mais satisfatórios

 

              15) Unificar o marketing e as vendas

 

Outro ponto que merece destaque é a capacidade de encaixar perfeitamente o marketing da sua empresa com a equipe de vendas. 

 

Assim, tudo ficará mais fácil para sua própria organização. Essa atitude vai melhorar o planejamento e a análise do seu projeto, além da certeza de chegar ainda mais longe nos negócios ao adotar marketing e vendas unificados.

 

              16) Dados e análises mais profundos

 

Nunca foi tão importante ter um controle sobre os números gerados por seus clientes. Formule relatórios e faça posts para eventuais novos clientes. 

 

Isso vai servir como prova social. Desse modo, os leitores vão ver com os próprios olhos a qualidade do seu produto e os resultados gerados.

 

              17) Experiência por voz

 

A experiência por voz tem impulsionado as vendas e o contato entre marca e usuário. Existe um alto potencial de crescimento nas vendas de dispositivos inteligentes, como assistentes virtuais. Um bom exemplo é a Alexa, da Amazon. 

 

Ademais, a maioria dos smartphones, seja Android ou iOS, já vêm munidos destes recursos. Pensando nisso, sua melhor alternativa é aderir a esses artifícios e impactar positivamente seu alcance, tornando seu SEO mais assertivo.

 

              18) Marketing de Influência

 

A maioria dos usuários do Instagram segue influenciadores digitais. Utilizar a influência destes profissionais é um grande salto para um lucro promissor do seu negócio.

 

Os seguidores tendem a comprar algum produto com mais facilidade quando ele é indicado por algum influencer.

 

Por esse motivo, apostar em uma parceria com algum influenciador pode proporcionar grandes resultados para sua empresa. O marketing com influenciadores continua em alta em 2022 e continuará por tempo indeterminado

 

              19) Gestão do próprio marketing

 

Outra tendência para o próximo semestre é de empresas assumirem o marketing de seus próprios produtos ou serviços. Essa decisão é um modo de reduzir custos e alcançar melhores resultados.

 

Em 2022, as empresas que optaram por esse caminho foram as que tiveram algum prejuízo devido à pandemia. Se for o seu caso, é uma boa saída a se pensar. 

 

              20) Conteúdo mais personalizado

 

As mensagens automáticas até conseguem fazer um bom trabalho de marketing, contudo, nada substitui uma conversa mais direta, de humano para humano. É possível sim utilizar automatização conciliada a um contato mais “olho no olho”. 

 

Nesse sentido, ótimas opções para alcançar um feedback direto do público são a realização de lives e realização de pesquisas em redes sociais. Várias plataformas permitem que ambos sejam feitos. 

 

Assim sendo, com a união da automação do marketing e a segmentação, a empresa diminui as chances de fechar maus negócios e potencializa a certeza de resultados eficazes. 

 

              21) SEO

 

É óbvio que essa não poderia ficar de fora. O SEO é uma das tendências do marketing digital em 2022. A otimização de sites para ferramentas de pesquisa é uma aposta certeira.

 

Essa estratégia é ainda mais eficaz quando se trata de textos. A busca por palavras-chave é uma técnica que ajuda a ranquear o seu site em uma excelente posição, podendo ficar na primeira página de pesquisa do Google, por exemplo. 

 

Dessa forma, quando você cria uma boa estratégia para alcance na mídia, ampliando o SEO e investindo em tráfego pago, seu negócio fica visível para um número muito maior de pessoas. Isso significa, por obviedade, que as chances de compras aumentarão proporcionalmente.

 

Assim, à medida que os algoritmos de pesquisa forem mudando, as empresas terão que se adaptar aos novos costumes do público para ficarem melhor ranqueadas.

 

CONCLUSÃO

 

Eu trouxe hoje para você 21 formas diferentes de expandir seu negócio no digital. O segredo do sucesso é entender bem o seu público e adaptar o conteúdo a ele. Seja a preferência por podcasts, vídeos curtos, blogs ou lives, o que vale é ser assertivo na comunicação com o cliente e conseguir ótimos resultados.

 

Siga um método, estude e faça algo grandioso. As dicas estão aí, cada segundo que passa é um tempo desperdiçado, pense nisso. Boa sorte nos negócios!

 

Grande abraço!